Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.11.2024 19:29

Presidente do TJMT e presidente eleito para o próximo biênio participam do Consepre, na Paraíba
Compartilhe
Tamanho do texto:
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, o presidente eleito para o biênio 2025/2026, desembargador José Zuquim Nogueira e o juízes auxiliares da presidência, Tulio Dualibi e Viviane Brito Rebello, a diretora-geral do Tribunal, Euzeni Paiva de  Paula estão participando do XIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que teve abertura nesta quarta-feira (06) e vai até o dia 8 de novembro, em João Pessoa-PB. 
 
A presidente do TJMT destaca que o Consepre é sempre uma grande oportunidade para o diálogo e a troca de experiências que cada representante dos tribunais compartilha.
 
“É um momento muito importante para compartilharmos boas práticas e também reavaliarmos os pontos que precisam de melhorias dentro do nosso Tribunal. E é por meio desses encontros que fortalecemos cada vez mais a justiça brasileira, com eficiência e cidadania”, afirma a desembargadora Clarice Claudino.
 
O XIII Consepre conta com as participações dos ministros, Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do corregedor Nacional de Justiça, ministro (STJ) Mauro Campbell.
 
Durante a abertura do evento, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, destacou que o Consepre tem se consolidado para o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro. O encontro representa a união das cortes estaduais em prol de uma Justiça mais eficiente, acessível e humana para todos os brasileiros. “Em um momento que a sociedade exige, cada vez mais eficiência e transparência do Poder Judiciário, a união dos tribunais e o alinhamento das estratégias tornam-se fundamentais, o Consepre representa um catalisador de atuações positivas em nossa autuação jurisidicional”, afirmou o presidente to TJPB.
 
Programação - O evento tem em sua programação temas como o uso da Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário, a consolidação das conciliações no 1º e 2º Graus por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a utilização da neurociência nos julgamentos e a atuação das mulheres na justiça e na sociedade.
 
O encerramento, nesta sexta-feira (08), será marcado com uma reunião dos Presidentes e a eleição da nova Mesa Diretora do Consepre, além da elaboração, leitura e aprovação da Carta do XIII Consepre-PB.
 
Consepre - O Conselho foi criado em 2021 e tem a função de promover a defesa dos princípios e prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, a integração dos tribunais de justiça de todo pais, o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, o estudo e aprofundamento de temais jurídicos e questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito a autonomia e peculiaridades locais.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br