Poder Judiciário de Mato Grosso
Notícias
05.12.2024 13:19
Nosso Judiciário realiza última palestra de 2024 em escola estadual de CuiabáOs estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Juarez Rodrigues dos Anjos participaram da última palestra realizada pelo projeto Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no ano de 2024. Cerca de 200 alunos puderam aprender mais sobre com funciona e a importância do Judiciário, além de saber dos direitos e deveres de cada cidadão.
A diretora da escola, Eliane Aparecida de Melo, destacou a relevância da palestra no comportamento dos alunos para além da sala de aula. “É de grande importância o Judiciário apresentar o que os alunos podem e o que não podem, o que é vedado para eles. E a partir das palestras, eu tenho certeza que eles vão fazer a mudança de comportamento, até mesmo dentro da sala e dentro da família”, explicou Eliane.
A iniciativa busca trazer conhecimento com o uso de linguagem simples e adequada para a idade dos alunos, incentivando o interesse pelo tema.
Estudantes como Yasmin Santos, gostaram da palestra. “Eu achei essencial para a nossa aprendizagem, para a gente ver como são as coisas, porque a gente viu que muitas crianças não sabiam como eram as leis, o que deveríamos fazer, o que é crime, o que não é. Então, foi muito bom para clarear a nossa mente sobre tudo isso e o que está acontecendo. Eu mesma aprendi muita coisa com isso”, disse Yasmin.
Desde sua criação, em 2014, o projeto Nosso Judiciário realizou palestras com mais de 33 mil alunos. Somente neste ano, foram 16 escolas visitadas.
A aluna Isabela Barros ressaltou a importância do conhecimento para a construção de um futuro mais consciente. “Eu acho muito importante a gente aprender desde cedo sobre a Justiça, sobre quais são os nossos direitos e aprender como funciona isso, porque quando a gente crescer isso vai ser importante no futuro”.
Já o estudante Iure Freitas aproveitou para tirar dúvidas sobre variados assuntos. “E isso foi muito bom, esclareceu muitas perguntas e dúvidas minhas sobre coisas que eu nem sabia que era pra fazer. E foi legal essa palestra, achei essencial para nós”, opinou.
Fernanda Calazans (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br